Pronnus Tecnologia

A importância das múltiplas camadas de segurança para a Infraestrutura de TI da sua empresa

Em um cenário onde os cibercriminosos têm acesso a ferramentas cada vez mais sofisticadas para realizar suas ações, investir em um sistema de segurança com múltiplas camadas é fundamental para dificultar que estes agentes causem danos a sua empresa. Neste artigo vamos explicar o conceito de camadas de segurança, como elas funcionam e o que é necessário para proteger a sua infraestrutura de TI. Boa leitura!

O que são camadas de segurança

O conceito de camadas de segurança em infraestrutura de TI, também conhecidas como Defesa em Profundidade, refere-se, primeiramente, a uma abordagem proativa para a proteção da infraestrutura de TI. Além disso, essa estratégia cria níveis de proteção distintos. Cada um desses níveis possui funções específicas, com o propósito de dificultar as ações de cibercriminosos e ameaças que possam comprometer a segurança dos sistemas e informações.

Quais os tipos de camadas de segurança em infraestrutura de TI?

Segundo o consenso estabelecido para o conceito de “camadas de segurança”, podemos classificá-lo em 3 camadas principais:

Camada Física

Envolve a proteção dos dispositivos de hardware, como servidores, roteadores, switches, computadores e outros dispositivos que fazem parte da infraestrutura de TI. O objetivo é evitar roubos, adulterações ou danos físicos aos equipamentos.

Camada Lógica

A camada lógica abrange estratégias de segurança que protegem os dados e sistemas da empresa. Inclui ferramentas como antivírus, antimalware, firewalls, criptografia e controles por senhas. Essas medidas visam salvaguardar redes, sistemas operacionais, softwares, aplicativos e bancos de dados.

Camada Humana

A camada humana, em primeiro lugar, coloca o usuário como um agente de segurança da infraestrutura, integrando-o às tecnologias de segurança. Além disso, aqui, boas práticas, políticas internas, protocolos e procedimentos corretos, e o conhecimento dos processos de resposta a incidentes, são fundamentais para reforçar a segurança cibernética.

Qual a importância das múltiplas camadas de segurança para uma estratégia de TI?

Como mencionado anteriormente, os cibercriminosos contam com um grande conjunto de ferramentas para cometer crimes exigindo que as empresas adotem abordagens robustas de proteção. As múltiplas camadas de segurança proporcionam uma proteção extra que dificulta a ação dos agentes de risco, onde cada nível de segurança tem uma função. A seguir listamos alguns benefícios da estratégia de segurança dividida em camadas:

  • Mitiga riscos: A distribuição da segurança em vários pontos da infraestrutura reduz os riscos de ataques, pois se uma camada for violada, ainda existem outras camadas ativas para conter as ameaças.
  • Dificulta a atividade dos agentes: A segurança em diversos níveis dificulta a ação dos cibercriminosos exigindo que eles invistam mais tempo e energia em seus ataques, o que pode levá-los a desistir.
  • Gera respostas proativas aos ataques: Caso uma camada específica de segurança falhe, outras camadas podem ser acionadas para conter o ataque, permitindo uma resposta mais ágil.
  • Se adapta a novas ameaças: A implementação e combinação de ferramentas de proteção em camadas torna o sistema mais versátil e eficaz contra novas ameaças.
  • Reduz erros: Um erro em uma camada não compromete todo o sistema de segurança, uma vez que outras camadas estarão funcionando para contar os ataques.

Conheça algumas das principais camadas de proteção da infraestrutura de TI

Firewall

Camada que age como uma barreira entre a rede interna e externa, controlando o tráfego de dados e bloqueando potenciais ameaças.

Proteção de Dados

Controla o acesso ao banco de dados, permitindo que somente pessoas autorizadas tenham acesso às informações contidas no banco.

Segurança de Rede

Camada de proteção que adota medidas para proteger a infraestrutura de rede contra acessos não autorizados e evitando o uso indevido de servidores, computadores, usuários e sistemas.

Segurança em DNS

Cria uma nova camada de proteção dentro e fora da rede da empresa, impedindo o acesso de invasores, malwares e phishing.

Backup

Armazena cópias atualizadas de todos os dados da empresa garantindo a recuperação rápida em caso de falhas nas outras camadas (física, lógica e humana).

Leia também: Erros no backup: conheça os cinco tipos mais comuns

Conte com a Pronnus para garantir a segurança dos dados da sua empresa

Com ferramentas desenvolvidas e fornecidas por líderes mundiais em segurança cibernética, como a Pronnus, sua empresa estará sempre a um passo à frente das ameaças. Além disso, você pode contar com especialistas certificados para proteger as informações da sua empresa e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos de ataques. Por isso, não hesite em solicitar contato e saber mais sobre nossos serviços.

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!