Arquitetura SASE. O que é e qual a importância para as empresas

Antes de nos aprofundarmos no SASE (Secure Access Service Edge), é fundamental entender o contexto que levou à criação deste conceito inovador. As tecnologias de rede tradicionais não conseguem mais oferecer a segurança e o controle de acesso necessários para as empresas modernas. Com o aumento de usuários remotos, a adoção de aplicativos SaaS e a migração de dados para a nuvem, surgiu uma necessidade urgente de uma abordagem de segurança de rede mais eficaz e abrangente.

O SASE atende a essa demanda, integrando segurança e desempenho para proporcionar proteção robusta e eficiência para empresas que utilizam soluções na nuvem e trabalho remoto. Com o SASE, é possível garantir uma segurança de rede consistente para usuários em qualquer lugar, facilitando o acesso seguro e contínuo aos recursos empresariais.

Segundo a Gartner, “até 2024, pelo menos 40% das empresas terão estratégias explícitas para adotar o SASE, contra menos de 1% no final de 2018”. Isso destaca a rápida adoção e a crescente importância do SASE no cenário empresarial moderno.

O que é SASE

Secure Access Service Edge (SASE) é uma arquitetura de nuvem inovadora que combina funções de rede e segurança em um serviço único. Além disso, com o SASE, as capacidades de rede e segurança vão além dos limites tradicionais. Dessa forma, ele oferece Firewall como Serviço (FWaaS), Secure Web Gateway (SWG), Zero Trust Network Access (ZTNA) bem como várias funções de detecção de ameaças para trabalhadores remotos.

O conceito de SASE foi introduzido pela Gartner em agosto de 2019, no relatório “O Futuro da Segurança de Rede na Nuvem”. De acordo com a Gartner, a necessidade dos clientes por simplicidade, escalabilidade, flexibilidade, baixa latência e segurança abrangente impulsionou a convergência dos mercados de segurança de rede e WAN. Assim, com o SASE, empresas podem alcançar uma segurança de rede robusta e eficiente, fundamentais para o cenário atual de trabalho remoto.

Quais os componentes da arquitetura SASE

Independentemente da estrutura, mapa de fluxo de dados ou arquitetura de referência, todos os serviços SASE compartilham uma base comum. Além disso, essa base inclui Segurança na Nuvem, Componentes de Acesso à Rede Zero-Trust (ZTNA) e Serviços de Rede.

Segurança na Nuvem, por outro lado, protege dados contra ameaças externas. Do mesmo modo, ZTNA garante que somente usuários autorizados tenham acesso à rede. Bem como, Serviços de Rede oferecem conectividade eficiente e segura entre diferentes pontos da infraestrutura de TI, garantindo alto desempenho e confiabilidade.

Componentes de Acesso à Rede Zero (ZTNA)

Oferece acesso seguro baseado na identidade do usuário e políticas de contexto, assegurando que apenas usuários autenticados possam acessar a rede.

Gateway Web Seguro (SWG)

Protege usuários contra ameaças online e impõe políticas da internet de forma granular.


Corretor de Segurança de Acesso à Nuvem (CASB)

Garante segurança no uso de serviços em nuvem por meio da aplicação de políticas centralizadas, autenticando sessões e inspecionando tráfego.

Firewall as a Service (FWaaS)

Oferece proteção de firewall abrangente diretamente da nuvem, permitindo políticas de segurança uniformes em toda a rede.

Prevenção de Perda de Dados (DLP)

Impede a perda de dados sensíveis monitorando, detectando e bloqueando ações potencialmente arriscadas, conforme políticas de segurança.

Como funciona o SASE

O SASE garante que colaboradores híbridos e remotos possam acessar aplicativos, dados e serviços corporativos de maneira segura, independente de onde estiverem. Além disso, ele protege o trabalho híbrido combinando serviços de segurança na nuvem com recursos avançados de rede, proporcionando acesso seguro e conectividade de ponta a ponta, o que, por sua vez, melhora a produtividade da equipe.

Para a TI, o SASE oferece visibilidade e controle abrangentes sobre o trabalho híbrido, permitindo, assim, um gerenciamento centralizado e unificado. Além disso, sua arquitetura convergente facilita a configuração automatizada da rede e o gerenciamento consistente das políticas de segurança.

Benefícios do SASE

Quando implementada corretamente, a abordagem SASE (Secure Access Service Edge) oferece acesso seguro para organizações, independente de onde os usuários, dispositivos ou aplicativos estejam localizados. Isso é fundamental para a segurança dos colaboradores remotos.

Com a adoção rápida de aplicativos SaaS e a movimentação de dados entre data centers, filiais e ambientes híbridos e multi-nuvem, o SASE possibilita navegação segura e acesso a aplicativos corporativos e SaaS de qualquer lugar. Confira alguns benefícios de utilizar o SASE:

Flexível e Consistente

O SASE oferece uma gama completa de serviços de segurança, garantindo uma rede de zero-trust e protegendo ativos internos e externos. Com o uso do SASE, você tem mais proteção para sua rede empresarial.

Redução de Custos

O SASE elimina a necessidade de múltiplos produtos de segurança, reduzindo significativamente os custos de Capex e Opex. Economize e aumente a eficiência da sua infraestrutura de TI.

Menor Complexidade

Consolida funções de rede e segurança em uma solução única, simplificando a gestão com um painel único. A infraestrutura de TI é simplificada ao consolidar diversos produtos de segurança em um modelo de serviço baseado na nuvem.

Desempenho Otimizado

Infraestrutura baseada na nuvem permite conexões seguras a internet e recursos corporativos, acessíveis globalmente, independentemente da localização.

Flexibilidade

Permite a implementação de serviços de segurança na nuvem, como prevenção de ameaças, filtragem web, segurança de DNS, prevenção de roubo de credenciais, prevenção de perda de dados e políticas de firewall de última geração.

Prevenção de Ameaças

Inspeção completa de conteúdo oferecendo maior segurança e visibilidade.

Proteção de Dados

Políticas de proteção de dados previnem acesso não autorizado e uso indevido de informações confidenciais.

Entendendo as diferenças entre SD-WAN e SASE

SD-WAN e SASE são tecnologias que visam a otimização e segurança das redes corporativas, mas com abordagens distintas.

SD-WAN é projetado para direcionar e otimizar o tráfego de rede, melhorando a conectividade e a eficiência. Embora possa oferecer benefícios de segurança, esses são geralmente secundários.

Por outro lado, o SASE combina as funcionalidades de SD-WAN com um forte foco em segurança. Enquanto o SD-WAN utiliza uma variedade de serviços de conexão, o SASE integra esses serviços em uma única solução fornecida por um único provedor.

RecursosSASESD-WAN
DefiniçãoUma solução convergente de rede e segurança que combina funções de rede e segurança na nuvem.Rede de área ampla definida por software: uma solução definida por software que otimiza o desempenho e a segurança de WANs.
FocoSolução abrangente de rede e segurança para acesso rápido e seguro a aplicativos e serviços baseados em nuvem.Otimizando o desempenho e a segurança da WAN para conectar filiais e usuários remotos a aplicativos e serviços baseados em nuvem.
Principais RecursosFirewall, VPN, segurança Zero-trust, escalabilidade, simplicidade.Otimização de WAN, desempenho aprimorado, maior segurança, economia de custos.
ImplantaçãoBaseado em nuvem.No local ou baseado em nuvem.
Rede e SegurançaIntegra funções de rede e segurança.Funções de rede e segurança separadas, mas com otimização definida por software.

O Que Procurar Em Uma Solução SASE

Para que o SASE funcione de maneira eficaz, todos os seus componentes — conectividade, rede e segurança — precisam operar como um sistema integrado. Essa integração de serviços avançados de rede e segurança habilitados para a nuvem permite uma abordagem de zero-trust, aumentando o desempenho e a produtividade sem comprometer a segurança.

O mercado de SASE está crescendo rapidamente, mas apenas alguns fornecedores oferecem uma verdadeira convergência. Muitos outros fornecem soluções SASE parciais ou um conjunto de produtos de parceiros que não se integram perfeitamente. Como o objetivo do SASE é ajudar organizações a melhorar suas posturas de segurança, a visibilidade e o controle granulares são essenciais para gerenciar proativamente o acesso seguro dos usuários, independentemente de sua localização.

Tem alguma dúvida? Agende uma conversa com nossos especialistas.

Motivos para migrar da VPN legada para o SASE

Migrar de uma VPN legada para uma solução SASE (Secure Access Service Edge) pode revolucionar a segurança e conectividade das empresas. As VPNs tradicionais, embora úteis, não atendem às exigências modernas de conectividade e proteção. Com o SASE, você integra segurança e rede em uma plataforma unificada, garantindo proteção de ponta a ponta, escalável e adaptável ao ambiente de trabalho dinâmico atual.

Empresas que adotam o SASE observam uma redução na complexidade da gestão de TI, maior eficiência operacional e uma melhor experiência do usuário final, mantendo o mais alto nível de segurança. É hora de deixar para trás as limitações das VPNs tradicionais e adotar uma solução SASE que suporte a transformação digital.

Principais benefícios da migração para SASE:

  • Integração de segurança e rede
  • Proteção de ponta a ponta
  • Escalabilidade e adaptabilidade
  • Redução da complexidade na gestão de TI
  • Maior eficiência operacional
  • Melhor experiência do usuário final
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!


    Ao informar meus dados, eu declaro que estou ciente da Política de Privacidade da Pronnus.