Pronnus Tecnologia

As principais e mais perigosas vulnerabilidades nos ambientes de TI

Assim como uma casa pode ser invadida, os sistemas também estão sujeitos a invasões. Neste artigo, abordaremos as vulnerabilidades nos ambientes de TI e forneceremos orientações para uma proteção mais eficiente. Acompanhe e saiba como garantir a segurança dos seus ativos digitais.

O que são as vulnerabilidades no ambiente de TI?

As ameaças externas não autorizadas podem explorar vulnerabilidades no ambiente de TI, que se traduzem em falhas de segurança em ativos digitais. Essas vulnerabilidades abrangem não apenas falhas técnicas, mas também falhas relacionadas a pessoas e processos. É essencial compreender cada uma dessas falhas para corrigi-las adequadamente.

Como identificar as vulnerabilidades?

A identificação proativa é fundamental. Assim como uma casa que pode parecer segura até sofrer uma invasão, o ambiente de TI também requer proatividade na busca por possíveis brechas para cibercriminosos. Sugerimos algumas perguntas para avaliar a segurança do seu ambiente de TI:

  • Quais são os principais ativos digitais a serem protegidos?
  • Que tipo de ameaças sua empresa pode sofrer e quais seriam as motivações para isso?
  • Quais os maiores pontos críticos atualmente? Atualizações de sistemas, problemas com processos, colaboradores que não seguem regras ou ambiente de TI ultrapassado?
  • Se um cibercriminoso invadir uma primeira camada do meu ambiente de TI, o que ele encontrará?
  • Quais medidas a empresa está adotando para dificultar a vida dos invasores?

Quais as principais vulnerabilidades no ambiente de TI?

A seguir, listamos algumas das principais vulnerabilidades nos ambientes de TI que podem causar transtornos graves caso não sejam devidamente protegidas:

Qualidade dos códigos

Estruturas mal concebidas em aplicações, sistemas e softwares resultam em vulnerabilidades que podem ser exploradas por uma ampla gama de ataques. Nesse sentido, é crucial optar por produtos digitais de alta qualidade, desenvolvidos por empresas reconhecidas como referências no setor.

Pouca ou nenhuma validação de dados

A ausência de validação de dados facilita a entrada de invasores nos ambientes de TI, pois não existem “portas fechadas” estratégicas.

Desatualização

A falta de atualização adequada de aplicações, sistemas e softwares os torna vulneráveis, uma vez que os cibercriminosos estão sempre aprimorando suas ferramentas de ataque. Utilize as versões mais recentes dos produtos digitais.

Sistemas com configurações erradas

Falhas humanas podem resultar em configurações inadequadas dos sistemas, seja por descuido ou falta de conhecimento. Contar com profissionais qualificados é fundamental para executar configurações de segurança de maneira correta.

Ausência de políticas claras de segurança da informação

Na ausência de uma política de segurança claramente delineada e comunicada, os colaboradores podem não estar cientes das práticas adequadas. Portanto, é crucial promover treinamentos regulares para a equipe sobre segurança da informação.

Como proteger a sua empresa?

  • Utilize sistemas de monitoramento de infraestrutura;
  • Estabeleça políticas de segurança da informação claras e rigorosas;
  • Defina um calendário de atualizações;
  • Monitore os acessos aos sistemas, especialmente em empresas com alta rotatividade;
  • Faça backup contínuo dos dados;
  • Promova treinamentos e reciclagens constantes para sua equipe.

Conte com pronnus para tornar a sua empresa mais segura

Na Pronnus, contamos com uma equipe de especialistas qualificados para identificar, avaliar e desenvolver planos de ação para mitigar as vulnerabilidades do seu ambiente de TI. Garanta a segurança da sua empresa com soluções em nuvem e segurança da informação. Entre em contato hoje mesmo.

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!