Normas de qualidade em TI: entenda a importância e vantagens para os negócios

À medida que as empresas investem mais em tecnologia, surgem normas de qualidade em TI para padronizar e garantir soluções precisas. As normas em TI são vitais para as empresas atualmente. Isso acontece porque as melhores práticas de TI são amplamente adotadas, especialmente para gerenciar a qualidade e confiabilidade nos negócios.

Essas práticas ajudam as empresas a atender órgãos reguladores e requisitos contratuais, respondendo ao mercado e garantindo conformidade. Dessa forma, seguir as melhores práticas de TI mostra compromisso com a qualidade e a confiabilidade, construindo uma imagem de excelência.

Ao adotar essas práticas, uma empresa se torna referência no mercado, fortalecendo sua reputação e conquistando a confiança dos clientes.

A importância das normas de qualidade em TI

Hoje o uso da tecnologia representa o maior diferencial competitivo para as empresas. Porém o diferencial mesmo acaba sendo no “como” essas tecnologias são aplicadas no dia a dia de cada negócio. Por isso, é importante buscar fazer o melhor uso da TI nas operações, para garantir segurança, confiabilidade e qualidade. 

Nesse sentido, as normas de qualidade em TI são essenciais para orientar os profissionais quanto às melhores práticas disponíveis para extrair o máximo de proveito da tecnologia.

Quando uma organização está alinhada com as melhores práticas do mercado e normas de TI, as chances do seu serviço se destacar pela qualidade entre os concorrentes também aumenta. Isso porque você passa a entregar mais garantias para os clientes.

Conheça as três principais normas de qualidade em TI

Para que sua empresa cumpra as regulações do setor, otimize processos e esteja alinhada às expectativas da TI, conheça as três principais e mais utilizadas normas de TI: 

1. ISO/IEC 20000

A International Standard Organization (Organização Internacional de Normalização) — ou simplesmente ISO — estabelece padrões para o desenvolvimento de produtos e serviços que as empresas usam para melhorar sua eficiência e rentabilidade econômica.

Sendo uma das primeiras normas e padrões internacionais projetados para o setor de TI, a ISO/IEC 20000 compila processos focados no gerenciamento efetivo de serviços de TI para clientes internos e externos. Das suas proposições, destacam-se:

  • Coordenação de funções dentro da empresa;
  • Definição e planejamento de serviços de acordo com as necessidades reais dos clientes;
  • Definição de um sistema de melhoria contínua tanto na qualidade dos serviços prestados quanto no planejamento de novos serviços, bem como na modificação dos existentes;
  • Aumento da competitividade, oferecendo os serviços requeridos pelo mercado, reduzindo os riscos e melhorando os custos;
  • Melhoria da participação de mercado, demonstrando a qualidade da sua gestão.

A ISO/IEC 20000 define o funcionamento da empresa e suas formas de comunicação. Sua implementação resulta no aumento de receita, redução de custos e também na melhoria da imagem da empresa.

2. COBIT

A sigla corresponde a Control Objectives for Information and Related Technology (Controle de Objetivos para Informação e Tecnologia Relacionada, em tradução livre) e as normas COBIT representam as melhores práticas levantadas por especialistas em TI de vários setores, como indústria e serviços e compilam, organizam e gerenciam todo o ciclo de vida da informação, desde a criação até sua disposição final, a fim de garantir o controle de qualidade.

O COBIT é estruturado em 34 processos devidamente agrupados em quatro domínios:

  • Alinhamento, Planejamento e Organização: centrado em fazer o melhor uso das tecnologias para que a empresa atinja seus objetivos;
  • Construção, Aquisição e Implementação: defina, adquira, ajuste e implemente as tecnologias necessárias para os processos de negócios;
  • Entrega, Serviço e Suporte: garante a eficácia e eficiência dos sistemas tecnológicos em ação;
  • Monitoramento, Avaliação e Análise: garante que a solução implementada corresponde aos objetivos do negócio.

A proposta do COBIT auxilia no alinhamento e monitoramento das estruturas da organização e a entender como cada uma delas se ajusta à estratégia geral.

3. ITIL

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library – Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é uma coleção de práticas recomendadas para o gerenciamento eficaz de sistemas de informação e há alguns níveis para obter a certificação:

  • ITIL Fundamentals: nível mais básico e permite adquirir o conhecimento necessário sobre a terminologia, estrutura e conceitos básicos usados pelo framework ITIL de melhores práticas. É uma certificação obrigatória para ser elegível para as demais;
  • ITIL Practitioner: é focado em melhoria contínua de serviço. Este nível de certificação permite que adquiram-se as competências e habilidades necessárias para aplicar os conceitos de ITIL em sua organização e realizar iniciativas bem-sucedidas em favor das melhorias;
  • ITIL Expert: nível destinado a todas as pessoas que obtiveram a certificação ITIL Fundamentals e que estão interessadas em obter um nível mais alto de conhecimento em ITIL como um todo;
  • ITIL Master: corresponde ao mais alto nível na carreira de Service Management da ITIL. Esta certificação é obtida com base em méritos profissionais e é destinada especialistas que demonstram experiência comprovada na vida real em gerenciamento de serviços de TI.

Leia também: ISO 27001: A importância da certificação na segurança da informação

Benefícios proporcionados pelas normas de qualidade

Considerando que os serviços da sua empresa estejam dentro das normas de TI, a padronização possibilita diversas vantagens e benefícios significativos para a sua empresa, como:

  • Redução de custos dos serviços;
  • Facilitação da administração dos recursos da área de TI;
  • Aumento da velocidade para resolver problemas;
  • Diminuição das paralisações nos processos;
  • Redução de perdas ao executar os trabalhos;
  • Aumento da clareza durante os processos.
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