Pronnus Tecnologia

O que você precisa saber sobre o plano de resposta a incidentes

No ambiente empresarial contemporâneo, a crescente dependência de dados coloca a segurança da informação em destaque. Mesmo as empresas mais avessas à tecnologia acabam por lidar com informações sensíveis em algum ponto de suas operações. Portanto, a segurança das informações tem se tornado uma prioridade, visto que quanto mais dados uma empresa possui, maiores as chances de algum incidente ocorrer.

Neste artigo, entenda a importância de estar preparado para dar uma resposta consistente a incidentes com informações. Boa leitura!

O que é um Incidente de Segurança da Informação

Um incidente de segurança acontece quando a autenticidade, privacidade ou acessibilidade de dados privados é prejudicada de alguma maneira. Isso engloba desde invasões de redes até a divulgação não autorizada de informações e ação de softwares maliciosos. Independente do objetivo do atacante, o propósito sempre é a obtenção ilícita de acesso ou a adulteração de informações sensíveis, ou somente a destruição dos mesmos, com o objetivo de gerar prejuízos à vítima.

Quais as consequências de um incidente de segurança para o negócio

As consequências de um incidente de segurança da informação podem ser gigantes, causando um prejuízo imenso às empresas e suas reputações. Muito além das questões financeiras relacionadas à perda de dados e pausa nas operações, a imagem da empresa pode sofrer danos, um problema difícil – e caro – de ser resolvido, visto que afeta a confiança dos clientes e de potenciais parceiros. Além disso, a empresa pode sofrer penalidades jurídicas significativas, e a soma de todos estes problemas pode gerar, até mesmo, a paralização permanente do negócio.

O que é um Plano de Resposta a Incidentes

Um Plano de Resposta a Incidentes indica quais medidas devem ser tomadas em caso de uma situação de incidentes com dados. Esse plano oferece diretrizes para contenção, controle e mitigação de ocorrências, visando minimizar danos. Dessa forma, também estabelece responsabilidades para os envolvidos na segurança da informação, facilitando a execução coesa das medidas.

A importância de um Plano de Resposta a Incidentes bem estruturado

O objetivo primordial de um Plano de Resposta a Incidentes é capacitar a empresa a agir diante de ameaças cibernéticas, reduzindo o tempo de resposta e limitando a exposição de dados a invasores. Em um cenário de invasão a um sistema, por exemplo, cada segundo a mais à disposição dos cibercriminosos significa maiores prejuízos. Quanto mais cedo a empresa tomar medidas a respeito de incidentes, menores serão os impactos para o negócio.

As etapas essenciais para a criação de um bom Plano de Resposta a Incidentes

A seguir, listamos 6 passos para a construção de um plano de ação eficiente. Com o amadurecimento do projeto, a empresa pode somar ainda mais etapas para tornar o plano mais robusto.

Preparação

Ao criar uma política de segurança, é essencial destacar os riscos que a empresa enfrenta e delinear as ações necessárias para mitigá-los. Isso não apenas aumenta a conscientização sobre potenciais ameaças, mas também estabelece diretrizes claras para a prevenção de incidentes de segurança.

Detecção do incidente

Para determinar se o plano deve ser colocado em prática, é crucial estabelecer critérios claros. Além disso, é fundamental compartilhar qualquer evento atípico em termos de segurança com a equipe envolvida no plano de resposta. Dessa forma, garantimos uma abordagem proativa diante de situações imprevistas.

Contenção

Vamos aprimorar a fluidez do seu texto com palavras de transição:

Ao lidar com um ataque já realizado, é essencial concentrar esforços na contenção, dividindo-a em dois focos distintos. No curto prazo, a meta é conter imediatamente o ataque, enquanto, a longo prazo, concentramos nossos esforços na restauração dos sistemas para sua condição normal de segurança. Dessa forma, adotamos uma abordagem abrangente, visando tanto a resposta imediata quanto a resiliência a longo prazo.

Eliminação

Após a recuperação dos dados, é crucial eliminar completamente os vestígios do ataque. Para garantir a segurança contínua, é necessário atualizar os sistemas e implementar medidas corretivas. Essa abordagem proativa não apenas fortalece a resistência do sistema, mas também reduz significativamente a probabilidade de repetição do incidente.

Restauração

No processo de recuperação, é importante retomar o sistema ao estado de funcionamento padrão. Isso implica na restauração de dados perdidos ou prejudicados. Neste ponto, entram em cena soluções como backups e outras ferramentas de restauração de dados. Assim, garantimos não apenas a normalização do sistema, mas também a recuperação eficiente de informações essenciais.

Aprendizado e melhorias

Por fim, é preciso aprender com o incidente para que ele não se repita. Documente o incidente e adote medidas para evitar que o mesmo problema ocorra novamente.

Conte com a Pronnus, especialista em segurança da informação

Nossa equipe especializada pode ajudar a sua empresa a criar um Plano de Resposta a Incidentes e tornar o seu negócio mais seguro e eficiente, sem riscos de paralização devido a ataques cibernéticos. Acesse nossa página de contato e saiba mais.

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!