Normas de qualidade em TI: entenda a importância e vantagens para os negócios

À medida que as empresas investem mais em tecnologia, surgem normas de gestão de TI para padronizar e garantir soluções precisas. Essas normas são vitais para que as empresas não só atendam às melhores práticas do mercado, mas também gerenciem a qualidade e a confiabilidade de suas operações.

A TI deve garantir que as melhores práticas sejam seguidas, ajudando as empresas a atender órgãos reguladores e a cumprir requisitos contratuais. Dessa forma, seguir as melhores práticas de TI demonstra compromisso com a qualidade e confiabilidade, fortalecendo a imagem de excelência e construindo uma sólida reputação.

Quando as práticas são adotadas de maneira eficiente, a empresa se torna referência no mercado, ganhando a confiança dos clientes e se destacando em competitividade.

A Importância das Normas de qualidade em TI

Hoje, o uso da tecnologia representa o maior diferencial competitivo para as empresas. Porém, o verdadeiro diferencial está em como a TI é gerida no dia a dia de cada negócio. Portanto, é fundamental que as operações de TI sigam normas de qualidade, visando garantir a segurança, confiabilidade e excelência nos resultados.

As normas de qualidade em TI são essenciais para orientar os profissionais quanto às melhores práticas disponíveis, garantindo o resultado final esperado. Essas normas ajudam as empresas a extrair o máximo da tecnologia, reduzindo riscos e otimizando processos.

Quando uma organização segue as melhores práticas de gestão de TI, a probabilidade de seu serviço se destacar pela qualidade aumenta consideravelmente, pois entrega mais segurança e garantia para seus clientes.



Conheça as Três Principais Normas de Qualidade em TI

Para garantir que sua empresa esteja alinhada às regulações do setor e, ao mesmo tempo, otimizando processos e assegurando conformidade, é importante conhecer as três normas de TI mais utilizadas no mercado:

1. ISO/IEC 20000

A ISO/IEC 20000 é um dos primeiros padrões internacionais projetados para o setor de TI. Ela compila processos focados no gerenciamento eficaz de serviços de TI, tanto para clientes internos quanto externos. Entre suas principais proposições, destacam-se:

  • Coordenação de funções dentro da empresa;
  • Definição e realização de iniciativas bem-sucedidas em favor das melhorias contínuas;
  • Planejamento de serviços de acordo com as necessidades dos clientes;
  • Aumento da competitividade e redução de riscos.

A implementação da ISO/IEC 20000 resulta não apenas na melhoria da imagem da empresa, mas também no aumento da receita e redução de custos, além de facilitar o alinhamento com as demandas do mercado.

2. COBIT

O COBIT é um framework que reúne de forma organizada as melhores práticas de gestão de TI, visando ajudar as empresas a gerenciar todo o ciclo de vida da informação. Além disso, ele está estruturado em 34 processos, agrupados em quatro domínios, o que garante o controle e a qualidade dos serviços:

O COBIT é estruturado em 34 processos devidamente agrupados em quatro domínios:

  • Alinhamento, Planejamento e Organização: centrado em fazer o melhor uso das tecnologias para que a empresa atinja seus objetivos;
  • Construção, Aquisição e Implementação: defina, adquira, ajuste e implemente as tecnologias necessárias para os processos de negócios;
  • Entrega, Serviço e Suporte: garante a eficácia e eficiência dos sistemas tecnológicos em ação;
  • Monitoramento, Avaliação e Análise: garante que a solução implementada corresponde aos objetivos do negócio.

A proposta do COBIT auxilia no alinhamento e monitoramento das estruturas da organização e a entender como cada uma delas se ajusta à estratégia geral.

3. ITIL

O ITIL, por sua vez, é um conjunto de práticas recomendadas para o gerenciamento de serviços de TI, que vai desde os fundamentos até o nível de especialista. As certificações se dividem em quatro níveis:

  • ITIL Fundamentals: oferece o conhecimento básico sobre as práticas do ITIL;
  • ITIL Practitioner: foca na melhoria contínua dos serviços e ensina como aplicar o ITIL para realizar iniciativas bem-sucedidas em favor das melhorias;
  • ITIL Expert: voltado para quem já possui um conhecimento avançado do framework;
  • ITIL Master: a certificação mais elevada, destinada a especialistas com experiência comprovada em gestão de TI.

Leia também: ISO 27001: A importância da certificação na segurança da informação

Benefícios Proporcionados Pelas Normas de Qualidade

Ao seguir as normas de qualidade em TI, sua empresa não só otimiza processos como também obtém inúmeros benefícios, incluindo:

  • Redução de custos e otimização de serviços;
  • Facilitação da administração dos recursos da área de TI;
  • Aumento da velocidade para resolver problemas;
  • Diminuição das paralisações nos processos;
  • Redução de perdas ao executar os trabalhos;
  • Aumento da clareza durante os processos.
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