Pronnus Tecnologia

Infraestrutura de TI nas empresas: entenda porque é importante

Em poucas palavras, a infraestrutura de TI é a base tecnológica que permite que uma empresa funcione. Mas não se engane com a simplicidade desta explicação: ela desempenha um papel estratégico e vital para a sua empresa. Isso porque a Infraestrutura de TI nas empresas é o conjunto de todos os componentes necessários que sustentam os sistemas de informação, viabilizam os processos da sua operação e suportam as entregas da organização. Vai muito além dos elementos físicos e inclui também todos os elementos virtuais e de rede. Se bem planejada, implantada e gerenciada, a infraestrutura de TI se torna uma grande vantagem competitiva.

Os componentes de uma infraestrutura de TI

Os componentes da infraestrutura de TI podem ser separados em três grandes grupos: 

Hardwares: são os servidores, datacenters, computadores pessoais, roteadores, switches e todos os demais dispositivos físicos necessários para fazer tudo funcionar (aqui, inclui-se as próprias instalações da empresa e seus sistemas de energia, refrigeração e outros).

Softwares: são as aplicações utilizadas pela empresa, como servidores web, sistemas operacionais, sistemas de gestão e armazenamento de dados e plataformas de comunicação. São os chamados componentes lógicos, aqueles que executam as ações. 

Redes: são os componentes que conectam todos os sistemas, como a conexão com internet, e que possibilitam a comunicação e as operações.

Leia também: Servidor na nuvem ou local: qual escolher?

Os tipos de infraestrutura de TI

Você já possui vários destes componentes. Então, mesmo que de forma não estruturada ou planejada, a sua empresa já possui uma infraestrutura de TI. E a sua infraestrutura pode ser de dois tipos: uma infraestrutura de TI tradicional (ou local) e uma infraestrutura de TI em nuvem. Os dois tipos possuem os mesmos componentes (hardwares, softwares e redes), mas os principais pontos que as diferem é o local onde a infraestrutura de TI está e como é acessada.

Na infraestrutura de TI tradicional (ou local), a empresa abriga e gerencia todos os seus componentes, em suas próprias instalações ou para seu uso exclusivo. Isso demanda grande espaço físico (e a sua própria estrutura, como eletricidade, refrigeração, etc), grandes quantidades de hardware e uma grande equipe.

Já a infraestrutura de TI em nuvem, os recursos são todos virtualizados, ou seja, a nuvem reflete uma infraestrutura física que está em outro local que não a empresa, permitindo que o usuário acesse tudo de qualquer lugar por meio de uma conexão de internet. É a coleção de elementos que permitem a computação em nuvem.

A importância de uma infraestrutura de TI nas empresas

Bom, até aqui já deu para entender a importância de uma infraestrutura de TI nas empresas, seja ela tradicional ou em nuvem. Seja o seu negócio grande ou pequeno, global ou local: o mínimo de uma infraestrutura de TI é mais do que necessária para execução desde ações mais simples, como receber pagamentos ou conversar com seu cliente, até tarefas mais complexas, como obter dados estruturados para embasar decisões estratégicas do negócio.

As vantagens de uma boa infraestrutura de TI

Com uma infraestrutura de TI adequada, constantemente atualizada e gerenciada, você:

– Aumenta a produtividade da sua empresa: as perdas de tempo e de capital para solucionar falhas são reduzidas. E com isso, sua equipe pode focar no que importa, que é o seu negócio.

– Tem mais segurança para tomar decisões: uma boa infraestrutura de TI permite que você acompanhe as atividades e dados com mais agilidade e precisão, facilitando suas análises. Dessa forma, você pode tomar decisões com mais segurança e baseadas em informações confiáveis.

– Reduz seus custos: a infraestrutura de TI será estruturada de acordo com as necessidades da sua empresa, sem desperdício de recursos, mantendo sua disponibilidade e gerando menos custos com retrabalho, manutenção de máquinas, reparação e recuperação de dados.

Melhora seus serviços e produtos: sem preocupações com a sua infraestrutura de TI, você tem mais tempo para olhar para o seu negócio. Além disso, sem risco de indisponibilidade da infraestrutura e de interrupções no tráfego de informações, você ganha agilidade e melhora o desempenho da sua equipe.

Qual é a melhor infraestrutura de TI?

Não existe uma resposta para esta pergunta. A melhor infraestrutura de TI é aquela que é adequada para a sua empresa e suas demandas.

E seja qual for essa infraestrutura, é importante que ela possibilite a administração dos bancos de dados e redes, mantenha a qualidade dos softwares e hardwares, forneça segurança da informação, tenha capacidade de suporte técnico e consiga acompanhar a escalabilidade e desenvolvimento da sua empresa, sendo uma facilitadora para seu crescimento. É por tudo isso que é fundamental que as soluções sejam altamente personalizadas para as suas necessidades.

Além disso, é fundamental entender que ter uma boa infraestrutura de TI não é tudo. O gerenciamento desta infraestrutura faz toda a diferença. Ou seja, coordenar todos os recursos, sistemas, plataformas e ambientes relacionados permitirá aprimorar a velocidade, a escalabilidade e a estabilidade de toda a organização, otimizando recursos financeiros, de tempo e de pessoas. 

A Pronnus pode te ajudar nisso. Nossa equipe certificada e especializada auxilia no diagnóstico e avaliação da sua infraestrutura de TI. Identificando junto com você, os problemas e as necessidades e, assim, traçando um plano personalizado para a implantação, manutenção e gerenciamento de toda a sua infraestrutura de TI. Assim, sua infraestrutura de TI deixa de ser uma preocupação e você pode voltar a focar no seu negócio.


Deixe sua infraestrutura de TI com a Pronnus. Entre em contato com a gente

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!