Pronnus Tecnologia

Servidor na nuvem ou local: qual escolher?

Contar com um servidor de qualidade é essencial para otimizar os processos da sua empresa e proporcionar escalabilidade, evolução e produtividade ao seu negócio. A grande dúvida que surge é qual o tipo ideal de servidor, nuvem ou local?

Para te ajudar nessa escolha, preparamos esse post com todas as informações mais importantes que você precisa saber sobre o assunto. Primeiramente, saiba o que define cada tipo de estrutura, seja ela local ou em nuvem. Além disso, destacaremos quais são os pontos mais importantes a serem analisados. Por fim, mostraremos por que contar com ajuda nessa hora é tão importante. Com base nessas considerações, você poderá tomar uma decisão informada sobre qual opção é a ideal para o seu negócio. Confira!

Servidor em nuvem e servidor local: qual a diferença? 

Antes de avaliar qual é a melhor solução para sua empresa, é interessante reforçar o que cada uma delas significa. O servidor local é o modelo mais tradicional para o uso de tecnologia nas empresas. Nele, a estrutura que mantém o sistema armazena arquivos e os disponibiliza internamente, on-premise.

servidor em nuvem ou local

Já a cloud computing, que é o servidor em nuvem, define qualquer serviço contratado que oferece os mesmos recursos computacionais de equipamentos como servidores e storages remotamente, via internet. Nesse caso, a infraestrutura é mantida pela empresa terceirizada e disponibilizada para o cliente mediante um controle de acesso.

Quais pontos considerar na hora da escolha?

Agora que você já sabe qual a principal diferença entre um servidor em nuvem e um servidor local, vamos aos principais pontos que você deve se atentar na hora de fazer sua escolha.

Investimento

Vamos começar, claro, por um dos pontos mais importantes: o investimento necessário para a instalação da infraestrutura. Hoje, quando você aposta em serviços locais, precisa considerar um investimento significativo, tanto em relação aos recursos financeiros quanto não financeiros. É necessário tempo, treinamento das pessoas, energia física e mental para entender como essa infraestrutura funciona. Como as demandas de mercado mudam muito rápido, investir em tecnologia exige um feeling a mais sobre como esse sistema vai se comportar a curto prazo, para que não se torne obsoleto e inútil em pouco tempo. 

Quando falamos em cloud, porém, já é diferente. O servidor em nuvem não exige um grande investimento inicial. Além disso, e é possível contratar o que você precisa com mais urgência hoje sem se preocupar com grandes mudanças no futuro. 

Elasticidade e escalabilidade

Você quer ver o seu negócio crescer e se expandir. E isso também é algo que deve ser levado em conta na hora de contratar um servidor em nuvem. Servidores em nuvem são mais adaptáveis quando falamos em capacidade de aumentar ou diminuir a sua oferta de recursos tecnológicos. 

Já os servidores locais exigem um pouco mais de cuidado na hora de ampliar a TI e atender às novas exigências do mercado. Nesse modelo é preciso levar em consideração a compra frequente de novos equipamentos, assim como os prazos envolvidos (estudo do equipamento, contato com fornecedores, cotação, negociação, transporte, instalação e testes).

Manutenção 

A diferença aqui é muito clara: quando os servidores estão instalados internamente, a responsabilidade da manutenção e a conta de manutenções é da TI. Quando esse sistema é fornecido no modelo de cloud computing, a atualização de equipamentos, de softwares e consertos ficam por conta dos terceiros, ou seja, a empresa contratada. Os gestores devem se preocupar apenas com a implementação e a utilização.

Produtividade e desempenho 

Quando falamos de cloud, temos a possibilidade de uma atualização constante, que garante um desempenho melhor. Além disso, no modelo on-premise, o ciclo de investimento em tecnologia quase sempre cria períodos de déficit tecnológico, o que pode atrapalhar o crescimento da empresa.

Conte com a Pronnus para ajudar na transformação do seu negócio

Foque no core business do seu negócio e conte com o apoio dos nossos especialistas para provisionar e manter o seu ambiente com alta performance e disponibilidade de recursos. Nossas soluções são totalmente customizáveis para qualquer tipo e tamanho de negócio. Leve mais produtividade, performance, escalabilidade e segurança para sua empresa. Solicite agora um orçamento com a nossa equipe

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!