Pronnus Tecnologia

Diferença entre backup e armazenamento em nuvem

A evolução da computação em nuvem revolucionou a maneira como empresas e pessoas gerenciam seus dados. Dentro de todas as possiblidades que a nuvem oferece, existem dois conceitos que, muitas vezes, geram um pouco de confusão. Entenda a diferença entre backup e armazenamento em nuvem.

Entendendo o conceito de nuvem

Antes de falar em backup e armazenamento em nuvem, é importante que você entenda o conceito de nuvem dentro do contexto da tecnologia da informação. A nuvem é uma vasta rede global de servidores remotos interconectados, acessíveis pela internet e gerenciados por provedores de serviços em nuvem. Grandes players desse setor, como os parceiros da Pronnus, garantem essa infraestrutura.

A computação em nuvem possibilita que empresas acessem remotamente dados, softwares, aplicativos e sistemas sem depender de uma infraestrutura local, ou seja, de um servidor instalado na própria empresa, o que gera custos com hardwares e profissionais para cuidar da manutenção.

O que é backup em nuvem?

Dentro do ecossistema de computação em nuvem, o backup em nuvem destaca-se como um serviço fundamental. Ele permite a criação de cópias de segurança que são armazenadas em servidores remotos. Essas cópias têm um papel fundamental na recuperação de informações em situações de perda ou corrompimento de arquivos, seja devido a problemas de hardware, exclusões acidentais, ataques de software malicioso ou desastres naturais. O backup em nuvem adiciona uma camada extra de proteção aos seus dados, garantindo uma restauração efetiva.

O backup em nuvem conta com funcionalidades importantes como agendamento automático de cópias de segurança, a criptografia de dados para aumentar a segurança e a capacidade de recuperar versões anteriores de arquivos. Além disso, a gestão dos backups é responsabilidade do provedor de serviços, eliminando a necessidade de manutenção por parte da empresa.

O que é armazenamento em nuvem?

Por outro lado, o armazenamento em nuvem foca-se no armazenamento de dados, aplicativos e sistemas em provedores de nuvem, sem necessariamente criar cópias de segurança. Com o armazenamento em nuvem, sua empresa pode salvar dados em servidores remotos que podem ser acessados de qualquer dispositivo com conexão à Internet por pessoas devidamente autorizadas pela empresa.

Os serviços de armazenamento em nuvem incluem funções de sincronização, permitindo que você acesse seus arquivos de diferentes dispositivos, como computadores, smartphones e tablets. Ou seja: você altera um arquivo em um dispositivo e ele estará sincronizado para acesso atualizado em outros dispositivos.

A diferença entre backup em nuvem e armazenamento em nuvem

Em resumo, a principal diferença entre backup em nuvem e armazenamento em nuvem reside em sua finalidade e funcionalidade.

Backup em nuvem

  • Prioriza a segurança dos dados.
  • Realiza cópias de segurança de informações críticas.
  • Configurado para criar cópias periódicas atualizadas.
  • Oferece recursos de recuperação de versões anteriores de arquivo

Leia também: Como escolher o melhor backup para sua empresa

Armazenamento em nuvem

  • Prioriza a acessibilidade e disponibilidade dos dados.
  • Facilita o acesso remoto a partir de qualquer lugar.
  • Suporta a colaboração entre equipes.
  • Fornece sincronização para manter os arquivos atualizados em diferentes dispositivos.

Leia ainda: O que é Cloud Computing e como funciona?

Tem alguma dúvida? Agende uma conversa com nossos especialistas.

Por que migrar para a nuvem?

Migrar para a nuvem oferece inúmeras vantagens para empresas de todos os tamanhos.

Flexibilidade: Permite o acesso a dados e aplicativos de qualquer lugar, a qualquer hora, com conexão à internet.

Redução de Custos: Reduz despesas com infraestrutura local e manutenção de servidores.

Segurança Avançada: Medidas de segurança robustas oferecidas por provedores de nuvem confiáveis.

Escalabilidade: Possibilidade de aumentar ou diminuir recursos conforme as necessidades da empresa.

Colaboração Eficaz: Facilita a colaboração entre equipes com compartilhamento de dados e projetos em tempo real.

Backup Automático: Garante a proteção de dados com backups automáticos e recuperação simplificada.

Garanta a segurança dos dados da sua empresa com a Pronnus

A Pronnus é referência em backup e armazenamento em nuvem, contando com parceiros líderes mundiais no segmento. Para saber mais sobre nossas soluções e como podemos migrar o seu negócio para a nuvem para que ele siga crescendo, entre em contato com nossos especialistas!

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!