Pronnus Tecnologia

A Inteligência Artificial e a Segurança da Informação: uma nova era

Inteligência Artificial: com certeza você vem ouvindo falar cada vez mais deste tema nos últimos meses, não é mesmo? Cada vez mais as IAs estão se popularizando, ficando acessíveis para mais pessoas e entrando pra valer na vida dos usuários, que passam a fazer uso delas com mais frequência.

Dentro deste tema, podemos vislumbrar grandes avanços e facilidades em nossas vidas com o uso das inteligências artificiais. E um dos tópicos mais importantes é a segurança da informação. Neste post, vamos tratar sobre a IA aplicada à segurança da informação.

Um mercado em crescimento

Não é por acaso que você está ouvindo cada vez mais o termo “Inteligência Artificial”. O uso das IAs como aliadas na segurança da informação vem crescendo cada vez mais e, segundo relatório da Acumen Research and Consulting, este mercado deverá chegar aos US$ 133,8 bilhões até 2030. Ou seja, a cada ano as inteligências artificiais estarão mais presentes em nosso dia a dia.

Com desafios cada vez maiores, as equipes de Segurança da Informação necessitarão de mais ferramentas inteligentes e especializadas para proteger as empresas de ataques. E é aí que a Inteligência Artificial entra com tudo.

A Inteligência Artificial já está impactando a segurança da informação (de todas as formas)

Recentemente, cibercriminosos descobriram formas de usar a ferramenta de IA, ChatGPT, para criar um vírus que rouba dados. Uma ferramenta de ransomware e um complexo sistema ilegal de marketplace. A descoberta ligou um alerta, mas também abriu ainda mais possibilidades do uso das IAs como aliadas da segurança cibernética.

Neste cenário, as inteligências artificiais podem, na medida em que avançam, se tornar parceiras da segurança ao ajudarem a identificar falhas, ameaças e outros erros em termos de segurança dos dados, diminuindo os riscos de prejuízos para as organizações.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar na cibersegurança?

São várias as formas como as IA podem auxiliar na segurança das informações, mas destacamos três delas.

Compreensão da rede: ao usar o aprendizado de máquina profundo, as IAs podem conhecer profundamente os ambientes digitais. Dessa forma, conseguem descobrir lacunas que podem se tornar a porta de entrada para os cibercriminosos.

Manipular muitos dados com mais rapidez: usar o Big Data para analisar dados e o panorama dos ambientes de TI em busca de possíveis falhas.

Descobertas de padrões: identificar padrões repetidos que são fundamentais para entender o método de ataque dos cibercriminosos, fechando cada vez mais as portas para os ataques.

Benefícios da IA na segurança de dados

São vários os benefícios que as inteligências artificiais podem oferecer, alguns dos quais já são utilizados atualmente pelas grandes empresas de segurança digital. Alguns exemplos são:

  • Aumentar a eficácia do monitoramento e identificação das ameaças.
  • Criação de ferramentas cada vez mais sofisticadas e em maior volume para monitoramento em tempo real. Acompanhando, assim, a evolução das ferramentas utilizadas pelos cibercriminosos.
  • Criação de sistemas de segurança cada vez mais inteligentes com o uso de Learning Machines, projetados para aprender na medida em que são executados, limitando cada vez mais o sucesso dos cibercriminosos.
  • Ampliar as formas de segurança na medida em que a Internet das Coisas (IoT) se desenvolve e se torna mais presente em nossas vidas. Com cada vez mais produtos conectados à rede e colhendo dados, maior deverá ser a cobertura de cibersegurança necessária.
  • Cobrir lacunas existentes devido à falta de recursos humanos comum na área da Tecnologia da Informação.

Leia também: Qual a diferença entre Segurança Cibernética X Segurança da Informação?

Como ter acesso a ferramentas de cibersegurança com Inteligência Artificial?

Apesar de parecer algo ainda inalcançável, muitas empresas líderes mundiais em segurança da informação já fazem uso das inteligências artificiais para aprimorar suas soluções.

A Pronnus, além disso, trabalha com algumas delas em ferramentas como os antimalwares e os antivírus. Essas ferramentas utilizam sistemas baseados em inteligência artificial, incluindo filtragem de URLs e varreduras de backups automatizadas. Com isso, a empresa oferece soluções avançadas de segurança cibernética, garantindo a proteção dos dados e a detecção de ameaças em tempo real.

Para conhecer as soluções da Pronnus, entre em contato.

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!