Pronnus Tecnologia

Soluções de cibersegurança nas empresas: entenda a importância

A cibersegurança se tornou um tema indispensável para as empresas que desejam impedir a invasão e o roubo de dados capazes de comprometer o funcionamento e o posicionamento estratégico dos negócios. Neste post, explicamos como as soluções de cibersegurança atuam nas empresas e podem deixá-las ainda mais seguras! 

O que é cibersegurança?

A cibersegurança nada mais é do que o conjunto de práticas utilizadas para proteger informações, seja através de sistemas, computadores e/ou servidores, contra ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos.

A segurança cibernética ou cibersegurança, como é mais conhecida atualmente, deve ser desenvolvida e trabalhada em vários níveis dentro das empresas, desde a segurança das redes físicas e dos aplicativos até a educação do usuário final

De acordo com um levantamento da empresa de segurança cibernética Fortinet, em 2021 o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos. O número impressiona e representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina, que somaram 41 bilhões.

Se antes do início da pandemia de Covid-19 em 2020 já vivíamos em um mundo conectado, além disso, o salto digital entre 2020 e 2021 acelerou todas as estimativas sobre a produção e troca de dados cibernéticos. Além disso, o home office e outras práticas de trabalho a distância, como espaços colaborativos e compartilhados, vieram para ficar. Dessa forma, empresas de todo o planeta acabaram incorporando novos modelos de negócio e atendimento para se adaptar a essa nova realidade.

Tantas transformações, apesar de muito positivas, acabaram abrindo brechas para novos tipos de ataques e ameaças virtuais. Os hackers se aproveitam das vulnerabilidades dos dispositivos eletrônicos e das redes que utilizamos para realizar ataques que podem gerar prejuízos incalculáveis.

Dicas práticas para aumentar a proteção das empresas

Separamos algumas dicas que são essenciais na hora de garantir a segurança das informações e dos dados. Acompanhe!

Autenticação de multifatores 

A autenticação por multifatores (MFA) é uma camada adicional de segurança de login que verifica a identidade de um usuário ao solicitar acesso a um computador ou recurso. A MFA requer que o usuário forneça duas ou mais etapas de verificação para autenticação, que se enquadram nas seguintes categorias:

  • “algo que você conhece” (como uma senha/PIN);
  • “algo que você possui” (por exemplo, um dispositivo ou token de identificação criptográfica);
  • “algo que você é” (por exemplo, uma biometria).

A MFA é parte essencial de uma estratégia forte de gerenciamento de acesso de identidade (IAM), com ela é possível impedir acesso remoto aos recursos do computador.

Filtragem de e-mails

O software de filtragem de e-mail é usado para verificar e-mails de entrada ou saída e identificar o tráfego de conteúdos perigosos. Esses conteúdos podem ser e-mails de spam

menos prejudiciais, como por exemplo, conteúdos que vendem um produto ou pedem doações, ou e-mails de phishing que representam uma séria ameaça à segurança cibernética. 

A filtragem é necessária, pois o phishing de e-mail é um dos principais vetores de ataque inicial.O uso desse método pode estar relacionado a regulamentos de conformidade ou suspeitas de conteúdo malicioso.

Backups seguros e criptografados

Backups seguros, disponíveis, criptografados e testados são essenciais para garantir a segurança empresarial. Os backups devem ser protegidos, preferencialmente por serem isolados da rede ou possuírem acesso controlado e criptografia. Testes regulares também são essenciais para garantir a integridade e disponibilidade dos dados. Backups viáveis permitem que as organizações se recuperem de ataques de forma mais rápida e eficaz.

Cibersegurança em nuvem

A segurança em nuvem começa com a seleção do modelo de serviço certo que atende às necessidades da sua organização. Existem três modelos de serviço exclusivos e quatro opções de implantação em termos de ofertas de segurança na nuvem. 

Esse tipo de sistema protege os dados armazenados na nuvem por meio de inteligências artificiais rapidamente escaláveis. Isso permite antecipar avisos e alertas, possibilitando que as empresas ajam de maneira ainda mais veloz para resolver possíveis problemas.

Com um bom planejamento e a implantação correta, a migração para a nuvem, associada aos benefícios da cibersegurança, pode acompanhar e evoluir de acordo com as transformações digitais. Dessa forma, garantimos que mantemos a segurança dos arquivos e dados atualizada, acompanhando os avanços nos ambientes de atuação.

Somos especialistas em nuvem e segurança digital

A gente sabe que o seu negócio não pode parar. Por isso, nossa missão é garantir a segurança, performance, escalabilidade e a continuidade das suas operações por meio de Soluções de cibersegurança acessíveis e personalizadas para o tamanho do seu negócio. Sempre com a melhor tecnologia, transparência, inteligência e qualidade de atendimento: da contratação ao pós-venda.

Conte com um time de profissionais certificados nas principais tecnologias de mercado, dedicados em garantir a maior eficiência nos projetos que vão potencializar o seu negócio. Fale com nossos especialistas.

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!