Pronnus Tecnologia

Como desenvolver um setor de TI estratégico na sua empresa?

Esqueça a visão do setor de TI como aquele reativo, que resolve impressoras com defeito, problemas com internet e outros pequenos desafios diários. O mundo evoluiu, a tecnologia é essencial para qualquer negócio e o setor de TI mudou: agora, ele precisa ser cada vez mais estratégico.

O que significa ter um TI Estratégico?

Podemos definir como TI Estratégico um setor com profissionais mais analíticos e propositivos, que vai além dos conhecimentos técnicos da área, ganhando protagonismo nas decisões mais estratégicas da empresa. Ele tem o objetivo otimizar processos na busca por resultados melhores, atuando de maneira mais independente. Ou seja, um TI estratégico, não existe mais para apenas atender demandas de outros setores, mas principalmente para propor soluções e melhorias de forma proativa.

O TI Estratégico é aquele que encontra soluções para tornar a empresa cada vez mais competitiva através da tecnologia, novas ferramentas, sistemas e processos.

Quais as diferenças de um TI Operacional e um TI Estratégico?

São muitas! Confira na tabela abaixo as principais características de um TI que atua apenas no âmbito operacional e um TI que efetivamente é estratégico para a empresa.

TI OPERACIONALTI ESTRATÉGICO
Age após os problemas aconteceremAge para prevenir problemas
Sua atuação se restringe à área técnicaSua atuação passa a ser de gestão e estratégia
Suas demandas são definidas por outros setoresDefine suas demandas com base nas necessidades estratégicas da empresa
Entende a tecnologia como o foco da sua atuação (dar suporte, fazer manutenções, resolver os problemas dos recursos tecnológicos da empresa)Entende a tecnologia como meio para alcançar resultados maiores e melhores (a tecnologia é o caminho para melhorias estratégicas na empresa)
Entende que a tecnologia é apenas um suporte para as atividades da empresaEntende que a tecnologia pode ser um otimizador de processos e parte fundamental da operação da empresa

O que sua empresa tem a ganhar com um TI Estratégico?

Vimos as principais características de um setor TI Estratégico, mas na prática, quais os benefícios? Bem, eles são tantos que esse post ficaria muito longo, mas a gente resumiu os principais ganhos que um TI Estratégico gera para os negócios.

1. Resposta aos objetivos globais da empresa

O TI passa a lidar com metas, objetivos claros e planos de ação, e não apenas às demandas do dia a dia.

2. Melhoria da produtividade

Ele ajuda as pessoas a produzirem melhor por meio da automação e novos processos, mais ágeis e menos redundantes.

3. Encontra soluções disruptivas por meio da tecnologia

Melhora a operação da empresa de modo geral ao encontrar, sugerir e implementar novas ferramentas de trabalho.

4. Mede tudo o que for possível

Através de dados coletados e processados, ele entrega a matéria-prima – informação de qualidade – para a equipe de gestão tomar decisões e fazer ajustes na empresa.

5. Encontra parceiros para somar

Entender que nem tudo precisa ser internalizado, encontrando parceiros – de serviços, de softwares, de ferramentas – para terceirizar o que pode ser feito fora da empresa, dando mais tempo para suas equipes trabalharem no que é mais relevante.

6. Acompanha o mercado

Busca referências de outras empresas e suas melhores práticas, trazendo novas ideias com constância.

Saiba mais: Benefícios da infraestrutura de TI nos negócios

Como iniciar essa mudança dentro da empresa?

Toda empresa pode fazer as mudanças necessárias e passar a contar com um setor de TI Estratégico. Antes de mais nada, é preciso fazer uma avaliação do negócio como um todo e do setor de TI para encontrar oportunidades de melhorias. Após essa primeira etapa, ficará muito mais fácil entender que mudanças serão necessárias e quais os próximos passos.

Dentro desse processo, é fundamental contar com um parceiro confiável e especialista.

transformação setor de TI

Conte com a Pronnus para te ajudar na jornada de evolução

A Pronnus é especialista em Soluções em nuvem, Tecnologia da informação e Serviços gerenciados, três pilares fundamentais para que sua empresa inicie uma transformação rumo ao tão sonhado TI estratégico.

Entre em contato com nossa equipe, conheça os serviços e comece o mais breve possível essa mudança. Acredite, sua empresa só tem a ganhar.

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!