Pronnus Tecnologia

Entenda a diferença de RPO e RTO e sua importância na estratégia de backup

Com as evoluções das ferramentas de backup, os focos também se aprimoram. Neste artigo, vamos aprofundar os conceitos e diferença de RPO e RTO em backup.

Entendendo o conceito de RPO e RTO

RPO, ou Objetivo de Ponto de Recuperação, e RTO, ou Objetivo de Tempo de Recuperação, representam dois pilares fundamentais quando se trata de serviços de backup e recuperação de desastres em ambientes de TI. Esses conceitos desempenham um papel crucial ao moldar a abordagem das empresas em relação à recuperação de dados em momentos de incidentes.

Quais as diferenças entre RPO e RTO?

O RPO diz respeito ao tempo máximo que a empresa está disposta a perder dados em caso de incidentes. Ou seja, é o intervalo de tempo entre o último backup dos dados e o momento em que o sistema apresenta alguma falha.

Por exemplo: se o RPO de um sistema for de 30 minutos e alguma falha ocorrer às 15h, o backup mais recente disponível será aquele que foi realizado às 14h30, meia hora antes, conforme o RPO definido.

Já o RTO define o máximo período de tempo necessário para restaurar completamente o ambiente de TI e retornar à operação normal da empresa.

Por exemplo: Se o RTO estipulado para um sistema é de 2 horas e uma falha ocorre às 15h, isso significa que a normalização total do sistema deve ser concluída até às 17h, seguindo o RTO definido.

Qual o impacto do RPO e RTO nas estratégias de backup?

A definição da estratégia de RPO e RTO impacta diretamente na operação do setor de TI. Pois determina a frequência dos backups, as formas de armazenamento e recuperação de dados e até mesmo a infraestrutura necessária. Simplificando, o RPO trata da quantidade de dados que uma empresa pode perder, e o RTO define a velocidade de conclusão da recuperação de dados após um incidente.

Optar por uma estratégia de RPO mais agressiva, significa realizar backups mais frequentes e com menor intervalo de tempo, que por sua vez o afeta o espaço de armazenamento em nuvem, e outros fatores.

Da mesma forma, uma abordagem de RTO mais rigorosa exige acesso imediato aos backups e ferramentas de recuperação altamente eficazes e ágeis.

Conte com as soluções de backup da Pronnus

A Pronnus é uma referência em nuvem e segurança da informação, oferecendo soluções personalizadas para a estruturação de ambientes de TI adaptados a cada negócio. Entre em contato com nosso time para saber como podemos ajudar a sua empresa.

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!