Pronnus Tecnologia

Estratégia de nuvem: como migrar para a nuvem com segurança e performance?

A nuvem é, com certeza, uma das grandes inovações que mudaram os rumos dos negócios, tornando as empresas ainda mais competitivas, ágeis e seguras. Mas engana-se quem pensa que o processo pode ser feito por qualquer um. Mesmo não sendo um processo complicado, a migração para a nuvem requer planejamento. Neste artigo você vai saber mais sobre como construir uma estratégia eficiente para migrar para a nuvem.

Por que migrar para a nuvem?

Conforme já tratamos em outros artigos aqui no blog, a migração para a nuvem traz diversos benefícios para as empresas. Um dos principais é a escalabilidade, ou seja, conforme a empresa cresce, ela pode aumentar a capacidade de computacional da nuvem em alguns cliques e com um investimento proporcional.

Outros benefícios dizem respeito a disponibilidade das informações, que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo a qualquer momento, e também à função estratégica dos profissionais de TI. Ao migrar para a nuvem, esses profissionais terão mais tempo para pensar estrategicamente no negócio como um todo, em vez de se concentrarem apenas em sua área específica.

Leia ainda: Arquitetura e migração: saiba como contribuem para o desenvolvimento das empresas

O que avaliar antes de criar um plano de ação para migrar para a nuvem?

Alinhamento entre Estratégia de nuvem x Estratégia de negócio

A estratégia de nuvem deve estar alinhada à estratégia do seu negócio. Por exemplo, se você deseja expandir agressivamente nos próximos meses, é importante preparar a infraestrutura na nuvem para comportar este crescimento de forma mais ágil. Ter previsibilidade dos próximos passos gera competitividade para o negócio.

Quais os possíveis riscos

Todo projeto envolve riscos, e na migração para a nuvem não é diferente. É essencial considerar todos os possíveis obstáculos e como eles podem impactar o projeto. Em seguida, é preciso traçar planos alternativos para mitigar as chances de erros ou falhas decorrentes dos riscos identificados.

Transformação digital

A migração para a nuvem, além disso, não significa apenas que sua empresa está adotando uma nova ferramenta. Na verdade, significa que ela está se preparando para uma revolução digital ainda maior. Portanto, é importante pensar além da nuvem e imaginar o que vai mudar após a migração. Além disso, é essencial considerar as oportunidades e os próximos passos para aproveitar ao máximo essa transformação tecnológica.

Mudanças no setor de TI

Prepare seus profissionais de TI. Novas demandas surgirão, outras deixarão de existir, e a equipe precisará desenvolver habilidades que vão além do conhecimento técnico. É fundamental manter a equipe de TI motivada, principalmente no início do projeto, quando surgirão muitas perguntas.

Planejamento da migração para a nuvem

Tudo o que for para a nuvem trará impactos diretos em seus usuários. Portanto, é importante definir quais aplicações serão migradas e comunicar essa mudança de forma adequada aos usuários.

Leia também: Quais são os tipos de Serviço de Nuvem?

Distribuição de responsabilidades

Migrar para a nuvem é apenas o primeiro passo. Será necessário estabelecer novas regras e processos, políticas de boas práticas, manuais de uso, treinamentos, etc. É fundamental distribuir as funções e deixar claro os papéis de cada equipe, assim como suas responsabilidades.

Migre para a nuvem com a Pronnus

Conte com nosso time de especialistas para ajudar a sua empresa neste processo, planejando, executando, treinando e monitorando todos os envolvidos no projeto. Entre em contato e saiba mais

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!