Pronnus Tecnologia

O que é e como fazer a migração para a nuvem?

Cada vez mais o termo NUVEM está entrando no mundo corporativo, mas muitos empresários ainda não possuem uma visão clara de como é o processo e quais os custos para adotar as novas tecnologias que estão transformando negócios em todos os segmentos. Neste artigo, esclarecemos as dúvidas mais frequentes para ajudar você a tomar as melhores decisões. Boa leitura!

Antes de mais nada: entenda o conceito de Nuvem

Basicamente, a computação em nuvem possibilita a oferta de serviços sob demanda pela internet. Nela, incluímos os arquivos, os softwares, os sistemas de segurança, os servidores e todos os demais ativos que compõe o TI de uma empresa. Ou seja, todos os ativos digitais de um negócio podem estar na nuvem, não sendo mais necessário possuir uma super estrutura de TI dentro da empresa. Por exemplo: sua empresa pode possuir apenas 1 computador e contar com a mesma estrutura de TI que empresas de grande porte possuem, pois você pode adequar a nuvem de acordo com as suas necessidades, pagando somente a capacidade que utilizar.

Quais os principais benefícios de estar na nuvem?

Conforme esclarecemos neste artigo, a computação em nuvem vem revolucionando a gestão e a operação das empresas ao tornar acessível muitas ferramentas que antes eram exclusivas à grandes empresas (exclusivas e muito caras, vale dizer). Com a disseminação e popularização da nuvem entre as empresas, muitos negócios passaram a contar com benefícios incríveis, como:

– Baixo investimento e maior controle

– Mais ferramentas de segurança

– Maior flexibilidade para adequar a nuvem às reais necessidades da empresa

– Adequação a modelos de trabalho como o home office

– Maior colaboração entre equipes de trabalho

– Menor risco de perdas de informações

– Escalabilidade com agilidade

Qual o processo para adotar esta nova tecnologia?

Antes de escolher um parceiro para realizar a migração do seu negócio para a nuvem, esteja totalmente informado sobre qual será o processo e os possíveis empecilhos que poderão ocorrer no meio do caminho. Isso é muito importante, pois muitos fornecedores não oferecem essa clareza.

Abaixo, entenda a Jornada para a Nuvem da Pronnus:

O Diagnóstico

Antes de mais nada, entendemos o negócio e a sua operação, realizamos a coleta de dados e mapeamos todo o ambiente de TI. Essa fase é fundamental para entender o tamanho do desafio.

O Projeto

Com o diagnóstico realizado, nossa equipe faz a análise dos requisitos necessários, o dimensionamento e a otimização do novo ambiente de TI, buscando chegar à capacidade necessária e ideal para a empresa.

A Migração

Com o projeto realizado, partimos para a migração, onde realizamos o provisionamento, que consiste na criação e configuração da infraestrutura de TI. Depois disso, é feita a liberação de acessos, as validações e testes, a migração dos arquivos e o treinamento das equipes que utilizarão o novo ambiente de TI em nuvem.

A Sustentação

E por último, mas não menos importante, nossa equipe fará o monitoramento do novo ambiente em nuvem e dará todo o suporte necessário, sempre que o empresário e os colaboradores necessitarem.

Leia ainda: Arquitetura e migração: saiba como contribuem para o desenvolvimento das empresas

Quanto custa adotar as soluções em nuvem em uma empresa?

As soluções em nuvem possibilitaram algo incrível para as empresas, que é a relativização dos investimentos. Não existe mais caro ou barato, mas sim, o valor adequado às necessidades do negócio. Desta forma, o investimento depende da configuração e capacidade necessária para cada caso. Tudo é precificado de acordo com o que a empresa necessita, e a empresa paga apenas o que é realmente o ideal para o negócio. Aliás, essa capacidade pode ser aumentada ou diminuída em um simples clique.

Como iniciar o processo de migração para a nuvem?

Entrando em contato com a Pronnus. 🙂 Como explicamos anteriormente, possuímos uma metodologia testada e validada, para que a migração para a nuvem seja tranquila, sem travar as operações da sua empresa e com um investimento justo, de acordo com o que o seu negócio realmente necessita.

Para começar a utilizar os benefícios da nuvem a partir de agora, entre em contato com nossa equipe de especialistas!

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!