Pronnus Tecnologia

O impacto dos golpes cibernéticos na vida pessoal

Imagine a seguinte situação: seu celular é furtado. Suas contas bancárias, dados e acessos ficam todos vulneráveis e de repente você se vê completamente na mão de pessoas mal-intencionadas. Desesperador, não acha? O que muitas pessoas não sabem é que basta um descuido no mundo virtual para que os dados fiquem expostos. Às vezes, um clique em um link falso é suficiente para um estrago gigante! 

Nos últimos anos, a transformação digital facilitou demais a vida das pessoas e a rotina das empresas, principalmente com mais acesso a informações e negócios online. Mas o desenvolvimento da internet trouxe também grandes riscos. 

Em 2021, o Brasil ocupou o segundo lugar no ranking dos países da América Latina que mais sofreram com crimes cibernéticos, com um total de 88,5 bilhões de tentativas de roubos nos meios digitais.

Como os golpes cibernéticos afetam as pessoas

Já sabemos que os ataques virtuais podem causar vários danos à vida de uma pessoa. Normalmente, quando falamos da vida pessoal, o que mais afeta é o setor financeiro e a imagem pessoal da vítima. Os principais golpes cibernéticos envolvem:

  • Sequestro de dados: o golpista exige valores em dinheiro em troca da não divulgação de dados e informações;
  • Roubo em conta bancária: os ataques focam no roubo de dinheiro e no ataque às contas bancárias das vítimas;
  • Invasão em redes sociais: a clonagem do WhatsApp, por exemplo, se tornou muito comum. Nestes casos, geralmente o golpista se passa pela vítima pedindo dinheiro para amigos e família.

 

Outro tipo muito comum de golpes cibernéticos são as mensagens falsas, com links que levam para páginas maliciosas, visando o roubo de dados particulares, sigilosos e até mesmo dinheiro. O e-mail é um dos principais meios de propagação desse tipo de golpe. Por isso, é importante que o usuário não saia clicando em links desconhecidos e tenha cuidado com mensagens suspeitas em aplicativos, ou que apareçam em sua caixa de e-mails.

Leia também: Quais os maiores tipos de ataques cibernéticos e como proteger sua empresa?

Como prevenir ataques virtuais? 

Separamos algumas dicas que, apesar de simples, fazem toda a diferença na hora de promover proteção aos nossos dados pessoais na internet. Acompanhe: 

Priorize senhas fortes

A primeira coisa que você pode fazer para se proteger é garantir que as suas senhas garantam a segurança das suas contas. Priorize senhas fortes, com números, símbolos e caracteres especiais. Outro ponto é aproveitar a autenticação de dois fatores oferecida pelas redes sociais para reforçar ainda mais a segurança da sua conta.

Prive o seu perfil e proteja suas informações

A maioria das redes sociais de hoje deixam por padrão seu perfil totalmente visível, o que facilita a coleta de informações por pessoas mal intencionadas. As possibilidades de golpes hoje estão cada vez maiores e às vezes com acesso a mínimas informações já é possível causar um estrago.

Cuidado com os aplicativos que você acessa

Ferramentas como Google Drive e DropBox se tornaram queridinhas principalmente de quem trabalha em regime de home office. A possibilidade de guardar, compartilhar e acessar arquivos de qualquer lugar é de fato uma mão na roda, mas apresenta alguns perigos.

Hoje na internet somos bombardeados com milhares de propagandas em forma de banners e os pop-ups que aparecem na sua tela e te pedem para clicar.

Por mais que a oferta seja tentadora, você deve evitar ao máximo clicar nesses anúncios, já que um simples clique pode fazer com que seu computador receba um vírus ou abra uma falha de segurança em seus dados.

Conte com a Pronnus para proteger os dados dos seus colaboradores e da sua empresa  

Através das nossas soluções de segurança digital, você monitora as atividades dos seus colaboradores na internet, podendo bloquear acessos a conteúdos, conexões e dispositivos inadequados, obtendo absoluto controle sobre tudo que acontece na sua empresa.

Golpes cibernéticos

Entre em contato com nossos especialista e saiba mais

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!