Pronnus Tecnologia

Quais as principais vantagens da Computação em Nuvem?

Se existe um segmento que vem se desenvolvendo rapidamente é o da tecnologia. Quase que diariamente somos impactados com novos serviços, soluções e oportunidades para informatizar negócios e o dia a dia de todos que se envolvem com uma empresa, do colaborador ao cliente final.

Confira no artigo como a sua empresa pode se beneficiar destas novas tecnologias e dar um verdadeiro salto em segurança, agilidade e processos.

Afinal, o que é a computação em nuvem?

O conceito é super fácil de entender, afinal, a lógica é muito simples: a computação em nuvem é toda oferta de serviços via internet, sempre sob demanda. Basicamente, ela inclui os arquivos, programas, dados, servidores e outros ativos digitais que compõe o ambiente de TI de uma empresa, e a principal característica é que tudo isso pode ser armazenado, processado e compartilhado sem a necessidade de salvar esses ativos nos próprios computadores da empresa.

Ou seja, a computação em nuvem é responsável por manter, gerir e disponibilizar, de forma terceirizada, os ativos digitais de uma empresa via internet para todos as partes autorizadas a acessá-los.

Como funciona a computação em nuvem?

Como citado anteriormente, os ativos digitais do ambiente de TI, na computação em nuvem, não ficam armazenados nos computadores e servidores da empresa. Essa responsabilidade fica a cargo dos servidores espalhados por todo o mundo, em data centers, que fornecem esses dados sempre que necessário, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Os dados ficam armazenados em apenas um lugar?

Essa é uma pergunta que surge constantemente, e a resposta é NÃO. Os sistemas de servidores e data center da computação em nuvem contam com backups e são descentralizados, ou seja, é praticamente impossível ficar sem acesso aos dados, visto que cada um possui “estepes”: se um servidor ficar indisponível por algum motivo, a mesma informação é buscada em outro servidor, garantindo a disponibilidade dos dados.

Os servidores disponíveis nos data centers são extremamente grandes em termos de capacidade de armazenamento e processamento de dados, garantindo que todos os dados estejam acessíveis. Por exemplo, um dos data center parceiros da Pronnus também é responsável pelo armazenamento de todo o catálogo de filmes da Netflix. 

Quais os principais benefícios da computação em nuvem para a sua empresa?

A computação em nuvem redefiniu muitas coisas em termos de gestão e operação de negócios, tornando mais acessível o acesso a ferramentas que antes eram exclusivas para grandes empresas (além de exclusivas, eram bastante caras).

Abaixo, listamos alguns benefícios que, hoje, estão acessíveis para praticamente todas as empresas.

Baixo investimento e maior controle

A computação em nuvem permite que as empresas contratem somente o que necessitam para resolver seus problemas, tornando os investimentos totalmente adequáveis e dentro da realidade do negócio.

Segurança 

Apesar de os arquivos não estarem disponíveis nos computadores da empresa, estão totalmente seguros, pois somente pessoas autorizadas podem ter acesso a eles. Os provedores também contam com ferramentas de segurança específicas para os servidores.

Flexibilidade

Se precisar de mais espaço ou capacidade de processamento, basta aumentar. Se estiver sobrando espaço, basta reduzir. Assim, a empresa paga somente pelo que realmente necessitar.

Totalmente adequada à nova realidade do trabalho

Com acesso remoto aos servidores, os colaboradores de uma empresa podem trabalhar de onde estiverem, sem necessidade de estarem no escritório todos os dias. Em tempos de popularização do home office e jornadas de trabalho flexíveis, isso faz todo sentido.

Maior colaboração entre times

Os arquivos em nuvem podem ser acessados e editados por várias pessoas ao mesmo tempo, permitindo uma maior colaboração entre equipes, tornando o trabalho mais produtivo e criativo.

Menor risco de perdas de informações

Se um computador da empresa sofrer algum dano grave, é possível que boa parte dos dados se percam. Na nuvem, os dados possuem cópias e estão armazenados em equipamentos com baixo risco de pane, e se caso acontecer, ele conta com diversas cópias de segurança atualizadas, o que permite a recuperação imediata.

Escalabilidade

Se o negócio expandir e necessitar de um ambiente de TI mais robusto, basta solicitar e rapidamente o negócio passa a ter maior capacidade informacional para a sua operação seguir crescendo no dia a dia.

Uma imensa vantagem competitiva

Todos esses benefícios, somados, geram uma grande vantagem competitiva, pois a empresa se torna mais segura, ágil, disponível aos envolvidos com a operação e preparada para crescer a qualquer momento.

A sua empresa pode contar com a computação em nuvem?

Com certeza! A computação em nuvem está disponível para empresas de todos os segmentos e tamanhos, e a Pronnus é especialistas nela, com serviços como armazenamento em nuvem, infraestrutura sob demanda, gerenciamento e sustentação de ambiente de TI, além de possuir uma metodologia para a arquitetura e migração, levando você até a nuvem com segurança e rapidez.


Para saber mais como entrar no novo mundo dos negócios baseados na computação em nuvem, entre em contato!

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!