Pronnus Tecnologia

Segurança digital: a importância de conscientizar colaboradores

Que a tecnologia chegou para facilitar e transformar processos e rotinas, nós já sabemos. Mas como nadar contra a corrente em meio a crescente ameaça de ataques cibernéticos, hackers e golpes cada vez mais elaborados? A conscientização da segurança digital se torna cada vez mais importante. Principalmente quando falamos do papel dos colaboradores com esses dados. 

Hoje, além da política e da cultura da empresa, é essencial que os colaboradores sejam instruídos a seguirem boas práticas de segurança digital para garantir a integridade de dados, documentos sensíveis e até confidenciais. 

A importância da segurança digital

Mais do que uma questão técnica, a segurança digital está ligada à rotina do negócio e pode se tornar um diferencial competitivo. Neste contexto, é fundamental que a empresa aposte em boas práticas para a segurança da informação e esteja atenta à rotina e estrutura de armazenagem de dados.

Entre as boas práticas para proteger as informações do seu negócio e ainda ter um diferencial competitivo no mercado estão:

1 – Criar uma rotina de boas práticas

Envolver e orientar os profissionais é uma das ações que deve estar no topo do projeto de segurança de dados. Sua empresa pode criar um breve manual com boas práticas para manter a proteção das informações e realizar treinamentos periódicos neste sentido. 

Entre as questões que devemos abordar estão a proteção de login e senha (que devemos alterar de tempos em tempos) e o cuidado ao abrir e-mails de fonte duvidosa. Além disso, o conhecimento sobre novos golpes para roubo de dados e ações de engenharia social é fundamental.

Outras questões relacionadas aos profissionais incluem a responsabilidade pela manutenção dos computadores e sistemas de firewall, a restrição do compartilhamento de documentos com informações confidenciais e o adequado armazenamento de documentos físicos.

Leia também: Resiliência cibernética: o que é e quais os benefícios para minha empresa

2 – Seus sistemas precisam ser adequados

Busque fornecedores que possuam soluções de gestão alinhados com a LGPD e que sejam seguros. Um ERP armazenado na nuvem, como é o caso do ERP da Senior, tende a ser mais seguro porque sua empresa não precisa se preocupar com a estrutura de armazenagem: o próprio fornecedor do software garante a segurança do ambiente digital.

3 – Alinhe estrutura física e digital

A segurança da informação também pode sofrer danos com a atuação de pessoas mal intencionadas, inclusive no ambiente offline. Por isso, além de dar atenção às suas soluções de gestão e treinar as pessoas, é importante controlar o acesso ao ambiente físico da empresa. 

Com estes cuidados, sua empresa estará mais segura e, consequentemente, seus clientes se sentirão mais protegidos no relacionamento comercial. Tecnologia e segurança da informação, afinal, caminham lado a lado e são dois pontos essenciais para o fortalecimento da imagem do negócio.

Seu ERP na nuvem com a Pronnus

Mais segurança com a Pronnus

Conte com um time de profissionais altamente capacitado e tenha a garantia da manutenção e melhoria contínua do seu ambiente de TI. A Pronnus tem soluções sob medida para aumentar a segurança cibernética da sua empresa. Fale com nossos especialistas e saiba mais.

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!