Pronnus Tecnologia

O que fazer se os dados da minha empresa vazarem?

Dia após dia somos informados de casos de vazamentos de dados de empresas, um problema cada vez mais comum, ainda mais quando a proteção cibernética é falha. No artigo de hoje, saiba como proceder caso sua empresa passe por um incidente de vazamento de informações.

O que é um vazamento/roubo de dados?

Um vazamento ou roubo de dados é qualquer tipo de incidente onde exista a exposição de dados considerados sensíveis ou confidenciais sem autorização do responsável pelos dados. Com a crescente digitalização dos negócios, empresas de todos os portes e setores se tornam possíveis alvos, visto que os dados de consumidores e da própria empresa possuem grande valor para os criminosos.

Existem diversas formas pelas quais os cibercriminosos podem realizar um vazamento de dados. Isso inclui a instalação de códigos maliciosos em sistemas, a exploração de senhas fracas e outras técnicas similares.

vazamentos de dados

Quais prejuízos a empresa pode ter com um vazamento de dados?

Podemos destacar aqui que um vazamento de dados gera prejuízos de todas as ordens.

Caso os dados vazados sejam de clientes, eles poderão ser utilizados para abertura de contas, empréstimos em bancos ou movimentações financeiras ilegais. Além disso, esses dados podem ser utilizados para aplicar golpes em nome de terceiros e ainda fazer extorsão dos clientes. Nesse caso, os criminosos podem cobrar verdadeiras fortunas para que os dados não sejam vazados.

Para a empresa, o vazamento de dados estratégicos pode significar a retração do negócio, já que muitas informações acabam comunicando quais os planos da empresa para o futuro, novos produtos e serviços, etc. Além disso, existe o dano à imagem da empresa, que passa a ser vista como negligente e pouco segura para se fazer negócios.

O que fazer caso este incidente ocorra na sua empresa?

Se a sua empresa ainda não está devidamente protegida, entenda que ela pode sofrer um ataque e ter dados vazados a qualquer momento. Caso isso aconteça, saiba o que você deve fazer para minimizar os danos:

  • Troque todas as senhas dos sistemas e ferramentas de trabalho para evitar ou dificultar que os cibercriminosos continuem com acesso aos dados.
  • Consulte um profissional de TI para avaliar quais dados foram vazados e entender a real situação da empresa. Nesta avaliação, é importante verificar se o ataque já cessou ou se ainda está ocorrendo, com mais dados sendo vazados.
  • Realize um Boletim de Ocorrência para relatar o ocorrido.
  • Comece a buscar formas de proteção dos dados, realizando as mudanças necessárias para tornar a empresa mais segura. Lembre-se: após um incidente com dados, todos os envolvidos com a sua marca estarão aguardando ações práticas da empresa para minimizar os danos e evitar que ocorram novamente.

Leia também: Por que investir em cibersegurança?

Como se proteger contra vazamento ou roubos de dados?

Felizmente, há medidas eficazes de proteção disponíveis. Além disso, contamos com parcerias com empresas especializadas para fortalecer a segurança da sua empresa, como a Pronnus, especialista em soluções em nuvem e segurança da informação.

Para evitar que um incidente com dados aconteça, entre em contato com nosso time e solicite uma análise de vulnerabilidade do seu negócio.

Entre em contato com a gente!

Últimas Notícias

Receba nossos
conteúdos gratuitamente
Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!